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Uma boa noite de sono faz muito bem para o aprendizado. Além de servir para a conservação de energia, o sono atua no processamento da memória e da liberação de hormônios. Uma noite mal dormida pode prejudicar o aluno na hora da prova, pois com sono e com reflexos lentos, seu raciocínio será comprometido.

Não adianta perder uma noite de sono para ficar estudando. Isso não é saudável e prejudica o desempenho do aluno nos estudos. É importante ter hora certa para dormir e, minutos antes, desligar os aparelhos eletrônicos.

Para garantir uma boa noite de sono, é importante que os pais e responsáveis entendam o relógio biológico do adolescente e verifiquem como anda a sua alimentação. O desenvolvimento do cérebro prossegue acelerado na puberdade. Nessa fase, porém, o jovem depende do sono principalmente para crescer. O ideal é que durma de 8 a 9 horas. 

A consolidação da memória acontece quando a pessoas estão dormindo. Se a pessoa não dorme, muito do que estudou não vai ficar devidamente registrado, por mais que ela se esforce. Por isso, é muito importante que o jovem durma bem e de forma contínua. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, “65% dos jovens brasileiros dormem apenas seis horas por noite”. Além disso, o aumento do consumo de cafeína cresceu muito entre os jovens, como refrigerantes, chocolates e outros alimentos.

De acordo com o Instituto do Sono, a falta de sono altera o humor, o comportamento e o aprendizado do jovem, além de baixar as defesas imunológicas do seu corpo. Os problemas de nota baixa ligados à falta de sono têm a ver com a fadiga dos neurônios responsáveis pelo raciocínio. Se eles não tiverem descansados, vão comprometer a memória e a atenção.

Veja algumas dicas para preservar o sono:

➤ Ter horários regulares para dormir e despertar;

➤ Criar uma rotina de sono;

➤ Ir para a cama somente na hora de dormir;

➤ Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável;

➤ Não fazer uso bebidas com cafeína (café, chás e refrigerantes) próximo ao horário de dormir;

➤ Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica;

➤ Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia;

➤ Jantar moderadamente em horário regular e adequado;

➤ Não levar problemas para a cama;

➤ Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono;

➤ Ser ativo física e mentalmente.

(Fonte: Instituto do Sono)