Artigos

A relação entre a leitura e o processo de alfabetização

school-3704033_640

A prática da leitura interfere diretamente no processo de alfabetização da criança. Etimologicamente, ler deriva do latim lego/legere, que significa colher, recolher, apanhar, escolher, captar com os olhos. A origem remota é o grego léghein, que significa reunir.

É no 1º ano do Ensino Fundamental que se inicia a sistematização do processo de alfabetização e a criança passa a compreender o funcionamento do código escrito. Por isso, a interação da criança com o mundo letrado é muito importante e a prática da leitura contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

É fundamental não inibir a criança em seu momento de descoberta, valorizando os seus conhecimentos. Além da leitura, brincadeiras, histórias, jogos e atividades pedagógicas também propiciam situações favoráveis à aprendizagem e à organização lógica do pensamento. Esse processo é contínuo, permanente, que vai se expandindo a partir dos contatos da criança com o meio em que vive.

Na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança percorre um caminho individual e próprio. Veja algumas atitudes e atividades propostas pelo SAS (Sistema Ari de Sá) que podem ser desenvolvidas em casa para ajudar a criança nessa fase:

  • Leia sempre que possível para a criança;
  •  Ofereça possibilidades que despertem a curiosidade da criança: deixe-a escolher livros, revistas, jornais etc;
  • Solicite à criança que recorte e cole letras para formar palavras de seu conhecimento: nomes dos familiares, de animais de estimação, de colegas etc;
  • Seja paciente, compreensivo e, sobretudo, não faça comparações. Lembre-se de que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Elogie suas conquistas;
  • Aceite as tentativas de escrita da criança: reconheça seu esforço;
  • Escreva bilhetes curiosos e coloque-os em locais estratégicos: na porta do guarda-roupa, debaixo do travesseiro, no ímã da geladeira etc;
  • Ensine a criança a apreciar e cuidar de seus livros. Reserve um lugar especial para que ela os guarde;
  • Leve a criança a museus, livrarias, cinemas, galerias de arte, parques, jardins zoológicos, boas peças de teatro infantil. As atividades culturais são outras formas de leitura.

 

Cristiane Felix
Analista de Comunicação e Marketing
Colégio Dom Bosco

Deixe um comentário

Sede Santa Inês

Avenida Santa Inês, 2031 - Parque Mandaqui
Tel: (11) 3124 0800

Sede Direitos Humanos

Av. Direitos Humanos, 2.781 - Parque Mandaqui
Tel. (11) 2261.2201 / (11) 2261.2428

Sede Horto

Rua Salvador Tolezano, 495 - Parque Mandaqui
Tel. (11) 2232.3232 / (11) 2235.0957

Sede Iesi

Av. Santa Inês, 1079 - Parque Mandaqui
Tel: (11) 2204.4055 / (11) 2261.3635