child-3041378_640

A relação de confiança entre família e filho é muito importante. E, para isso ter sucesso, o diálogo é primordial. Palavras têm peso e poder, e também têm papel fundamental na educação dos nosso filhos. A maneira como elas são usadas podem ter influências positivas ou negativas no desenvolvimento emocional deles.

Atualmente, educar para o comprometimento é um dos maiores desafios que os pais têm no papel de educar. E como fazer isso na prática? Como tudo que se refere à educação, é na base do exemplo. Mostrar ao filho que para realizar seus sonhos, conquistar seus objetivos e superar suas metas é necessário compromisso, perseverança, foco e disciplina.

Devemos destacar a relevância do comprometimento e da dedicação no nosso dia a dia e apresentar histórias em que a perseverança fez a diferença faz parte do aprendizado. Eles devem conhecer histórias de pessoas que conseguiram superar suas dificuldades com muito esforço e dedicação.

Para isso, é muito importante que saibamos quais são os sonhos, desejos e inseguranças dos nossos filhos. Independente da decisão e escolha, o que vale é ensiná-los que determinação, comprometimento, foco e disciplina são habilidades fundamentais para enfrentar qualquer desafio e ir em busca dos objetivos. São esses diferenciais que mostram que, sem determinação, é mais difícil alcançar sucesso na vida pessoal e profissional.

O papel da família é estar presente com amor, carinho e apoio e não esquecer dos limites e orientações que vão permitir que seus filhos superem problemas e desafios de forma saudável, para ele e para todos os envolvidos.

Cristiane Felix
Analista de Comunicação e Marketing
Colégio Dom Bosco