kids-1093758_640

Chegou o momento das crianças retornarem às aulas, fazer novas amizades, interagir com novas pessoas, adquirir aprendizados e lidar com outras rotinas. A readaptação é uma fase normal no processo de desenvolvimento e crescimento dos filhos e o mais importante para a criança no período de retorno à rotina escolar é que todos da família se preparem juntos para que as crianças sintam-se mais seguras e tranquilas.

Com o fim das férias, adaptar-se aos novos horários exige muita disciplina, e é fundamental que a criança cumpra as tarefas e obedeça os horários. Torne essa rotina um momento de proximidade com a criança. Para transformar a volta às aulas animada e interessante, que tal arrumar a mochila e preparar o lanche juntos? Coloque uma canção que a criança goste, assim, ela ficará mais animada. Aproveite esses momentos para desenvolver as habilidades e a independência do seu filho.

Para uma criança que vai a uma nova escola, ajude-a com palavras positivas, dê carinho e conselhos de incentivo e, para ela se sentir confortável, explique que ela conta com o apoio dos pais nesse momento essencial em sua vida. E que logo ela estará familiarizada com os novos professores, o novo ambiente e os amigos de classe. É importante que ela entenda que essa fase é necessária para o seu crescimento e desenvolvimento.

Com o apoio da família, essa nova fase será cheia de alegrias e aprendizados!

 

Cristiane Felix
Analista de Comunicação e Marketing
Colégio Dom Bosco