back-to-school-2629361_640

Hoje é comemorado o dia do Professor, profissional que dedica-se à arte do ensino com muito empenho e dedicação e que possui a função não apenas de transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

A educação é umas das ferramentas mais importantes e transformadoras da sociedade. Ser educador é mostrar às crianças, jovens e adolescentes a importância da aprendizagem e o quanto uma educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento integral de todos.

Origem do Dia do Professor

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e por meio deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

Priorizar a educação é fundamental para o país crescer economicamente e, com isso, melhorar a sua distribuição de renda e o índice de escolaridade. Os Professores têm o papel de ajudar a traçar o projeto de vida dos estudantes e ajudá-los a descobrir o que eles querem para o futuro. A Educação é um estímulo para o seu protagonismo e fundamental para a sua formação cidadã.

O professor tem o dom de educar e exerce sua profissão com paixão. Como disse Dom Bosco, “Educação é coisa do coração”.