children-817365_640

 

A presença do amor deve ser constante, tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Por isso, a importância da parceria família-escola é tão relevante, já que ambas buscam o desenvolvimento intelectual, moral e social de um indivíduo.

A família é o primeiro grupo social do qual as pessoas fazem parte e é nela que a criança se sente encorajada e acolhida, principalmente quando existe um ambiente com diálogo e respeito.

Esses fatores são essenciais para a criança adquirir confiança, um valor muito importante e que deve ser alimentado constantemente com muita amabilidade e cordialidade. Veja algumas dicas do site guia.infantil.com de como podemos incentivar e aumentar a confiança na criança:

  1. Incentivar a sinceridade. Ensiná-las a serem sinceras e a dizer sempre a verdade, mesmo que ela doa.
  2. Estabelecer um clima de convivência com flexibilidade e tolerância. A tranquilidade e um ótimo clima de convivência geram na criança segurança e estimulam sua confiança nos demais e também em si mesma.
  3. Desenvolver a espontaneidade. Ser espontâneo em pensamentos e sentimentos ajuda a criar um clima de confiança tanto na família como entre os amigos.
  4. Estabelecer normas de disciplina. Estabelecer limites ajuda a criança saber qual o caminho a tomar e aumenta sua confiança em todos os âmbitos do seu desenvolvimento.
  5. Inculcar respeito com os outros e consigo mesmo. Respeitar-se e respeitar são os valores que devemos inculcar nas crianças, associados à confiança.
  6. Incentivar o diálogo. Criar um bom clima de diálogo é fundamental para fazer crescer a confiança nos outros.