Durante as aulas de Técnicas de Redação, os alunos do 6º ano participaram de uma atividade prática e criativa: a produção de um minidocumentário. O tema escolhido foi “Os benefícios das aulas em espaços diferenciados”, que destaca como o aprendizado fora da sala de aula pode ser mais dinâmico e eficaz.
Essa proposta foi diretamente ligada ao capítulo 5 do livro de Produção Textual, que trata do gênero documentário. Os estudantes também colocaram em prática conhecimentos do capítulo 4, voltado para o gênero entrevista. Para isso, reutilizaram perguntas e respostas de uma avaliação anterior, o que trouxe mais autenticidade ao projeto.
Sob orientação da Professora Larissa, os alunos tiveram liberdade criativa: escolheram o tema, escreveram o roteiro e organizaram as ideias. Trabalharam em grupos, pesquisaram, colaboraram e produziram vídeos claros, bem estruturados e alinhados aos objetivos pedagógicos.
A experiência permitiu desenvolver diversas habilidades, como:
- Trabalho em equipe
- Comunicação oral
- Planejamento e organização textual
- Produção audiovisual
Atividades como essa mostram como o ensino pode ser mais envolvente e eficaz quando une teoria e prática.
Acesse aqui e confira o trabalho realizado pelas turmas do 6º ano!
Quer ver mais projetos como esse? Siga nosso blog e acompanhe as iniciativas que transformam o aprendizado em experiências reais.

Esporte na Educação: conheça os benefícios da prática esportiva na escola
A prática esportiva na infância vai muito além da atividade física, ela é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e dos adolescentes. No Colégio Dom Bosco, o esporte é parte integrante da proposta pedagógica, além de promover saúde, disciplina, autoestima, socialização e melhor desempenho escolar. Conheça as modalidades oferecidas e os inúmeros benefícios para o crescimento dos alunos!

6º ano cria minidocumentário e aprende na prática sobre gêneros textuais!
Durante as aulas de Técnicas de Redação, os alunos do 6º ano participaram de uma atividade prática e criativa: a produção de um minidocumentário. O

Entrando no universo dos personagens: uma experiência lúdica no Infantil 5
As turmas do Infantil 5, orientadas pelas professoras Giseli e Daiane, participaram de uma atividade lúdica inspirada no cinema para explorar o universo dos personagens. A proposta envolveu toda a ambientação de uma sala de cinema, com direito a ingressos, fila, pipoca e muito aprendizado sobre regras, convivência e narrativa. A partir dessa vivência, serão trabalhadas preferências, construção de personagens, relação texto-imagem e sequência temporal dos fatos.

Aprendizado Lúdico: jogo da pontuação como ferramenta Educacional
A atividade “Jogo da Pontuação”, aplicada com turmas do 2º ano, teve como objetivo promover o uso correto dos sinais de pontuação de forma lúdica. Os alunos participaram de uma dinâmica interativa em grupo, desenvolvendo a compreensão dos sinais e melhorando a leitura com entonação apropriada.

Experiências Bilíngues que encantam e educam
O Programa Bilíngue proporciona experiências ricas e afetivas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional das crianças. Por meio de histórias clássicas, projetos interativos e estações de aprendizado, os alunos vivenciam o inglês de forma natural e prazerosa, respeitando seu ritmo individual.

HackLab Dom Bosco: laboratórios de experiências inovadoras na educação
O HackLab do Colégio Dom Bosco foi um evento marcante que transformou a escola em um verdadeiro laboratório de ideias, inovação e criatividade. Destinado aos alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano), o projeto destacou o protagonismo dos alunos e o envolvimento da comunidade escolar, reforçando o compromisso do Colégio Dom Bosco com uma educação transformadora e voltada para o futuro.