A lição de casa possui uma função pedagógica importante. Além de ensinar a criança a construir uma relação de responsabilidade e autonomia, favorece o hábito do estudo.
Algumas maneiras podem favorecer a realização da lição de casa, como criar uma rotina de estudo, disponibilizar um espaço da casa para esse fim e incentivar.
Os pais podem encorajar as crianças nessa responsabilidade ao demonstrar interesse e ao dar autonomia quando oferecem sua ajuda, ao invés de fazer a lição por elas.
A aproximação pais/escola acontece, em grande parte, pela lição de casa. Quanto maior a aproximação dos pais em relação ao que seu filho faz na escola, maiores as chances dele ser um aluno interessado. Paciência, incentivo, materiais e espaço adequado são apenas algumas das observações para que a lição de casa seja feita de forma proveitosa.
- Estabeleça um horário para que a criança faça a lição de casa. Ter rotina é uma necessidade da criança e ela irá nortear os rumos da aprendizagem.
- Ajude a criança a arrumar os materiais antes de começar a lição. A verificação do material é imprescindível para que ela aprenda que deve ter um planejamento prévio para cumprir seus deveres.
- Mesmo que a criança não saiba ler ainda, procure não fazer a lição para ela. Ajude-a ensinando como pescar e não dando o peixe. Sabemos que a intenção é de ajudar o filho, mas na realidade, o pai que faz a lição por ele, está atrapalhando seu desenvolvimento.
- Se a criança não souber ler ou apresentar dificuldade, não hesite em ler o enunciado, desde que a lição seja feita por ela. Em caso de lições que necessitem de escrita, basta perguntar, ao invés de responder. Por exemplo: lista de palavras com D. O que começa com D? A criança responde: DADO.
Pergunte como será que é escrita essa palavra e auxilie sempre com perguntas do tipo “Como é o DA? É o mesmo DA de DANIELA?”. Quanto mais perguntar, mais eficaz será o resultado da lição. - Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles.
- Tenha muita paciência. Crianças se distraem com facilidade. Uma das tarefas “secretas” da lição de casa é treinar a concentração da criança. Procure um ambiente mais calmo e sempre volte a atenção para a lição.
Aproveite esse momento para interagir com seu filho e contribuir para o seu desenvolvimento!