Introdução à atividade prática de Ciências
Durante as aulas do Itinerário de Ciências da Natureza, os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio participaram de uma empolgante atividade prática no laboratório. O objetivo central foi promover uma vivência significativa e acessível sobre a estrutura molecular da vida: a extração de DNA. Por meio dessa experiência, os estudantes puderam compreender melhor os conceitos fundamentais da biologia molecular e da organização do material genético.
Etapas do experimento: extração de DNA do morango
Utilizando materiais simples como morangos, detergente e álcool, os alunos seguiram as etapas do processo de extração de DNA. Primeiramente, realizaram a maceração dos morangos para romper suas estruturas celulares. Em seguida, o detergente foi adicionado com a função de quebrar as membranas celulares, permitindo a liberação do DNA. Por fim, o álcool foi utilizado para precipitar o DNA, tornando-o visível a olho nu. O encantamento dos alunos ao observar o DNA se formando foi um dos pontos altos da aula.
O que os alunos aprenderam na prática
Além de compreenderem, na prática, como ocorre a extração de material genético, os estudantes também desenvolveram habilidades laboratoriais importantes, como o manuseio de reagentes e a técnica de filtração. Essa vivência direta estimula o pensamento crítico e a curiosidade científica, elementos essenciais para a formação acadêmica e cidadã.
Conexões com a vida real: DNA além da sala de aula
A atividade também permitiu ampliar o entendimento dos alunos sobre a aplicação da extração de DNA em diferentes contextos, como em investigações forenses, pesquisas genéticas e biotecnologia. Ao relacionar o conteúdo com o cotidiano, o aprendizado torna-se mais significativo e estimula o interesse pelos caminhos da ciência.
Papel do Professor e integração teoria prática
Coordenada pelo Professor Luís Felipe Garcia, a aula teve como proposta integrar teoria e prática, consolidando o conhecimento adquirido em sala por meio de experiências concretas. Essa abordagem favorece a compreensão profunda dos temas estudados, mostrando aos alunos a relevância do DNA na vida dos seres vivos e aproximando-os da realidade científica.
Gostou dessa experiência científica? Compartilhe com outros apaixonados por ciência e continue acompanhando nossas atividades práticas no laboratório! Quer saber mais sobre nosso Itinerário de Ciências da Natureza? Fale conosco e descubra como a prática transforma o aprendizado!

Cápsula do Tempo: um marco de reflexão, propósito e futuro no 9º ano
No 9º ano, trabalhamos com o material LIV, o projeto “Deu match” e a série “Elos”, abordando as relações dos alunos com a tecnologia e

Projeto Explorador dos Sabores
Nesta semana, realizamos com muita alegria a entrega da Medalha do Explorador dos Sabores! Esse projeto acontece anualmente com o objetivo de incentivar bons hábitos

Educando com Sabor: Crianças Aprendem Sobre Alimentação Saudável na Prática
Neste mês, a equipe de Nutrição realizou uma atividade especial com os alunos sobre alimentação saudável! As crianças prepararam um patê de frango caseiro, mostrando

Quando a Química Ganha Cor: Experiências que Transformam o Aprendizado
Sob a supervisão do professor Vitor Partite, as turmas do 9º ano realizaram uma prática de laboratório colorida e muito dinâmica. Utilizando extrato de repolho

Projeto “Turminha Econômica” Aprendendo sobre escolhas, cuidado e valor
Neste semestre, a turminha do Integral da Sede Horto embarcou em uma jornada repleta de descobertas e aprendizados com o projeto de Educação Financeira, um

Berçário: um espaço de descobertas, afeto e desenvolvimento integral
O Berçário Prime Dom Bosco, localizadao na zona norte de São Paulo, é um espaço repleto de descobertas, onde cada conquista representa um grande avanço






