No Colégio Dom Bosco, acreditamos que a educação vai além dos conteúdos tradicionais. As vivências propostas durante o período Integral visam o desenvolvimento completo dos alunos: intelectual, emocional e artístico.
Uma dessas experiências marcantes foi a criação de autorretratos: uma atividade que uniu expressão, sensibilidade e autoconhecimento.
Autorretratos: quando a arte encontra a identidade
Na rotina do Integral, os alunos participaram de uma atividade especial: a criação de autorretratos. Mais do que desenhos, esses trabalhos expressaram emoções, histórias e formas únicas de se perceberem no mundo.
Cada traço, cada escolha de cor, cada detalhe dos desenhos revelou como os alunos se veem, como se sentem e como gostariam de ser percebidos pelo mundo. Em um ambiente acolhedor, foram incentivados a olhar para dentro, refletir sobre si mesmos e, a partir disso, se expressar com autenticidade.
Essa prática não apenas estimula o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também fortalece aspectos emocionais importantes, como autoestima, segurança e empatia.
Não deixe de ler em nosso Blog: Como lidar com a transição do Ensino Infantil para o Fundamental
O que aprendemos com isso?
Momentos como este reforçam a importância de oferecer às crianças oportunidades de se expressarem livremente. O Colégio Dom Bosco valoriza práticas que envolvem o emocional, o criativo e o pessoal, pois entendemos que formar indivíduos conscientes e confiantes começa com o autoconhecimento. Celebramos cada olhar sensível, cada traço espontâneo e cada descoberta feita por nossos alunos.
Entenda melhor a nossa proposta:
Entenda melhor a nossa proposta:
1. Qual o objetivo da atividade de autorretrato no período Integral?
Promover o autoconhecimento, estimular a autoestima e desenvolver habilidades artísticas e emocionais por meio da expressão individual.
2. A atividade é indicada para qual faixa etária?
A proposta foi adaptada para as crianças do período Integral, considerando seu estágio de desenvolvimento e suas capacidades de expressão.
3. Quem conduziu a atividade?
A Professora Flávia, com sua sensibilidade e experiência, foi a responsável por planejar e orientar a atividade com os alunos.
4. Como os pais podem reforçar esse tipo de atividade em casa?
Incentivando momentos de expressão criativa, como desenhos livres, conversas sobre sentimentos e brincadeiras que envolvam a identidade e o corpo.
Quer saber mais sobre como o Colégio Dom Bosco estimula o desenvolvimento integral dos alunos?

Cápsula do Tempo: um marco de reflexão, propósito e futuro no 9º ano
No 9º ano, trabalhamos com o material LIV, o projeto “Deu match” e a série “Elos”, abordando as relações dos alunos com a tecnologia e

Projeto Explorador dos Sabores
Nesta semana, realizamos com muita alegria a entrega da Medalha do Explorador dos Sabores! Esse projeto acontece anualmente com o objetivo de incentivar bons hábitos

Educando com Sabor: Crianças Aprendem Sobre Alimentação Saudável na Prática
Neste mês, a equipe de Nutrição realizou uma atividade especial com os alunos sobre alimentação saudável! As crianças prepararam um patê de frango caseiro, mostrando

Quando a Química Ganha Cor: Experiências que Transformam o Aprendizado
Sob a supervisão do professor Vitor Partite, as turmas do 9º ano realizaram uma prática de laboratório colorida e muito dinâmica. Utilizando extrato de repolho

Projeto “Turminha Econômica” Aprendendo sobre escolhas, cuidado e valor
Neste semestre, a turminha do Integral da Sede Horto embarcou em uma jornada repleta de descobertas e aprendizados com o projeto de Educação Financeira, um

Berçário: um espaço de descobertas, afeto e desenvolvimento integral
O Berçário Prime Dom Bosco, localizadao na zona norte de São Paulo, é um espaço repleto de descobertas, onde cada conquista representa um grande avanço