Alimentos Ultraprocessados: Entenda o porque evitar na dieta do seu filho e aprenda como identificá-los.

Acontece, Blog

Você já se deparou em algum momento refletindo sobre o seguinte questionamento: será que o que estou oferecendo para meu filho é realmente saudável?

É cada vez mais comum pela praticidade do dia a dia, o hábito de ter guardado na despensa de casa alimentos industrializados destinados às crianças.

Muitas vezes nos enganamos nas escolhas dos alimentos, um dos motivos é o marketing da indústria alimentícia que tenta disfarçar e maquiar os alimentos com intuito de tornarem mais atraentes para o consumidor, mas que na verdade são truques que a indústria usa para esconder ingredientes, que aparentam ser saudáveis, mas na verdade não trazem nenhum benefício a nossa saúde.  

Isso se dá pelo fato de não termos o hábito de buscar mais informações nos rótulos dos alimentos industrializados, onde constam a tabela nutricional e a lista de ingredientes. Por meio da lista de ingredientes, conseguimos observar se o alimento é um ultraprocessado, ricos em açúcares, sal, gorduras hidrogenadas, conservantes e aditivos químicos que trazem vários malefícios à saúde. 

A lista de ingredientes é feita da forma decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que mais contém no produto. Desta forma é importante ficar atento aos alimentos que constem entre os primeiros da lista, açúcar, sal e gorduras. Além disso, os alimentos que possuem menos ingredientes são os mais saudáveis, ou seja, quanto maior a lista de ingredientes mais ultraprocessado ele é.

Para ajudar listamos 4 alimentos industrializados que são frequentemente oferecidos ao público infantil, ainda no primeiro ano de vida e que passam a ideia de serem nutritivos, mas na verdade não são:


1. 🍪 Biscoito de maisena: É feito com farinha branca refinada que é um carboidrato simples, que nada mais é do que açúcar. No processo de fabricação é adicionado mais açúcar e também é adicionado gordura hidrogenada considerada a mais nociva para a saúde, além de aditivos químicos;


2. 🥤 Sucos de caixinha (néctar de frutas): Praticamente não contém nada de fruta, possuem aditivos químicos, como corantes e aromatizantes, além de muito açúcar na sua composição.  A opção mais saudável é o suco integral, sem adição de açúcares e com 100% de fruta;


3. 👶 Papinha industrializada para bebês: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria desses produtos contém níveis inapropriados de açúcar. A recomendação é que a alimentação de crianças seja feita apenas com alimentos in natura, ricos em nutrientes, de preferência preparados em casa ou na escola. Além da textura não ser recomendada para o fortalecimento dos músculos da face;



4. 🥣 Cereais matinais: possuem alto teor de açúcares, corantes, aromatizantes e conservantes. Por isso, também deve ser evitado.



É importante sempre ler o rótulo do alimento antes de oferecer ao seu filho!

Nutricionista Mariana Gori (CRN-3 41557) e Estagiários de Nutrição Maria Nilza e Guilherme.