Autorretratos: um olhar de dentro para fora

Home > Acontece > Autorretratos: um olhar de dentro para fora

Acontece, Anos finais, Atividades

No Colégio Dom Bosco, acreditamos que a educação vai além dos conteúdos tradicionais. As vivências propostas durante o período Integral visam o desenvolvimento completo dos alunos: intelectual, emocional e artístico.

Uma dessas experiências marcantes foi a criação de autorretratos: uma atividade que uniu expressão, sensibilidade e autoconhecimento.

Autorretratos: quando a arte encontra a identidade

Na rotina do Integral, os alunos participaram de uma atividade especial: a criação de autorretratos. Mais do que desenhos, esses trabalhos expressaram emoções, histórias e formas únicas de se perceberem no mundo.

Cada traço, cada escolha de cor, cada detalhe dos desenhos revelou como os alunos se veem, como se sentem e como gostariam de ser percebidos pelo mundo. Em um ambiente acolhedor, foram incentivados a olhar para dentro, refletir sobre si mesmos e, a partir disso, se expressar com autenticidade.

Essa prática não apenas estimula o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também fortalece aspectos emocionais importantes, como autoestima, segurança e empatia.

Não deixe de ler em nosso Blog: Como lidar com a transição do Ensino Infantil para o Fundamental

O que aprendemos com isso?

Momentos como este reforçam a importância de oferecer às crianças oportunidades de se expressarem livremente. O Colégio Dom Bosco valoriza práticas que envolvem o emocional, o criativo e o pessoal, pois entendemos que formar indivíduos conscientes e confiantes começa com o autoconhecimento. Celebramos cada olhar sensível, cada traço espontâneo e cada descoberta feita por nossos alunos.

Entenda melhor a nossa proposta:

Entenda melhor a nossa proposta:

1. Qual o objetivo da atividade de autorretrato no período Integral?
Promover o autoconhecimento, estimular a autoestima e desenvolver habilidades artísticas e emocionais por meio da expressão individual.

2. A atividade é indicada para qual faixa etária?
A proposta foi adaptada para as crianças do período Integral, considerando seu estágio de desenvolvimento e suas capacidades de expressão.

3. Quem conduziu a atividade?
A Professora Flávia, com sua sensibilidade e experiência, foi a responsável por planejar e orientar a atividade com os alunos.

4. Como os pais podem reforçar esse tipo de atividade em casa?
Incentivando momentos de expressão criativa, como desenhos livres, conversas sobre sentimentos e brincadeiras que envolvam a identidade e o corpo.

Quer saber mais sobre como o Colégio Dom Bosco estimula o desenvolvimento integral dos alunos?

Nos acompanhe nas nossas Mídias Sociais:

Projeto Explorador dos Sabores

Nesta semana, realizamos com muita alegria a entrega da Medalha do Explorador dos Sabores! Esse projeto acontece anualmente com o objetivo de incentivar bons hábitos

Read More »