Autorretratos: um olhar de dentro para fora

Acontece, Anos finais, Atividades

No Colégio Dom Bosco, acreditamos que a educação vai além dos conteúdos tradicionais. As vivências propostas durante o período Integral visam o desenvolvimento completo dos alunos: intelectual, emocional e artístico.

Uma dessas experiências marcantes foi a criação de autorretratos: uma atividade que uniu expressão, sensibilidade e autoconhecimento.

Autorretratos: quando a arte encontra a identidade

Na rotina do Integral, os alunos participaram de uma atividade especial: a criação de autorretratos. Mais do que desenhos, esses trabalhos expressaram emoções, histórias e formas únicas de se perceberem no mundo.

Cada traço, cada escolha de cor, cada detalhe dos desenhos revelou como os alunos se veem, como se sentem e como gostariam de ser percebidos pelo mundo. Em um ambiente acolhedor, foram incentivados a olhar para dentro, refletir sobre si mesmos e, a partir disso, se expressar com autenticidade.

Essa prática não apenas estimula o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também fortalece aspectos emocionais importantes, como autoestima, segurança e empatia.

Não deixe de ler em nosso Blog: Como lidar com a transição do Ensino Infantil para o Fundamental

O que aprendemos com isso?

Momentos como este reforçam a importância de oferecer às crianças oportunidades de se expressarem livremente. O Colégio Dom Bosco valoriza práticas que envolvem o emocional, o criativo e o pessoal, pois entendemos que formar indivíduos conscientes e confiantes começa com o autoconhecimento. Celebramos cada olhar sensível, cada traço espontâneo e cada descoberta feita por nossos alunos.

Entenda melhor a nossa proposta:

Entenda melhor a nossa proposta:

1. Qual o objetivo da atividade de autorretrato no período Integral?
Promover o autoconhecimento, estimular a autoestima e desenvolver habilidades artísticas e emocionais por meio da expressão individual.

2. A atividade é indicada para qual faixa etária?
A proposta foi adaptada para as crianças do período Integral, considerando seu estágio de desenvolvimento e suas capacidades de expressão.

3. Quem conduziu a atividade?
A Professora Flávia, com sua sensibilidade e experiência, foi a responsável por planejar e orientar a atividade com os alunos.

4. Como os pais podem reforçar esse tipo de atividade em casa?
Incentivando momentos de expressão criativa, como desenhos livres, conversas sobre sentimentos e brincadeiras que envolvam a identidade e o corpo.

Quer saber mais sobre como o Colégio Dom Bosco estimula o desenvolvimento integral dos alunos?

Nos acompanhe nas nossas Mídias Sociais:

Alunos do Colégio Dom Bosco durante aula ao ar livre de basquete.

Esporte na Educação: conheça os benefícios da prática esportiva na escola

A prática esportiva na infância vai muito além da atividade física, ela é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e dos adolescentes. No Colégio Dom Bosco, o esporte é parte integrante da proposta pedagógica, além de promover saúde, disciplina, autoestima, socialização e melhor desempenho escolar. Conheça as modalidades oferecidas e os inúmeros benefícios para o crescimento dos alunos!

Read More »
As turmas do Infantil 5, orientadas pelas professoras Giseli e Daiane, participaram de uma atividade lúdica inspirada no cinema para explorar o universo dos personagens.

Entrando no universo dos personagens: uma experiência lúdica no Infantil 5

As turmas do Infantil 5, orientadas pelas professoras Giseli e Daiane, participaram de uma atividade lúdica inspirada no cinema para explorar o universo dos personagens. A proposta envolveu toda a ambientação de uma sala de cinema, com direito a ingressos, fila, pipoca e muito aprendizado sobre regras, convivência e narrativa. A partir dessa vivência, serão trabalhadas preferências, construção de personagens, relação texto-imagem e sequência temporal dos fatos.

Read More »
Crianças pequenas em sala de aula bilíngue, sorrindo enquanto interagem com materiais educativos em inglês, incluindo livros ilustrados, alfabeto móvel e imagens de animais, em um ambiente acolhedor e colorido.

Experiências Bilíngues que encantam e educam

O Programa Bilíngue proporciona experiências ricas e afetivas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional das crianças. Por meio de histórias clássicas, projetos interativos e estações de aprendizado, os alunos vivenciam o inglês de forma natural e prazerosa, respeitando seu ritmo individual.

Read More »
Alunos do Colégio Dom Bosco apresentando seus projetos no HackLab 2025

HackLab Dom Bosco: laboratórios de experiências inovadoras na educação

O HackLab do Colégio Dom Bosco foi um evento marcante que transformou a escola em um verdadeiro laboratório de ideias, inovação e criatividade. Destinado aos alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano), o projeto destacou o protagonismo dos alunos e o envolvimento da comunidade escolar, reforçando o compromisso do Colégio Dom Bosco com uma educação transformadora e voltada para o futuro.

Read More »