No Colégio Dom Bosco, acreditamos que a educação vai além dos conteúdos tradicionais. As vivências propostas durante o período Integral visam o desenvolvimento completo dos alunos: intelectual, emocional e artístico.
Uma dessas experiências marcantes foi a criação de autorretratos: uma atividade que uniu expressão, sensibilidade e autoconhecimento.
Autorretratos: quando a arte encontra a identidade
Na rotina do Integral, os alunos participaram de uma atividade especial: a criação de autorretratos. Mais do que desenhos, esses trabalhos expressaram emoções, histórias e formas únicas de se perceberem no mundo.
Cada traço, cada escolha de cor, cada detalhe dos desenhos revelou como os alunos se veem, como se sentem e como gostariam de ser percebidos pelo mundo. Em um ambiente acolhedor, foram incentivados a olhar para dentro, refletir sobre si mesmos e, a partir disso, se expressar com autenticidade.
Essa prática não apenas estimula o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também fortalece aspectos emocionais importantes, como autoestima, segurança e empatia.
Não deixe de ler em nosso Blog: Como lidar com a transição do Ensino Infantil para o Fundamental
O que aprendemos com isso?
Momentos como este reforçam a importância de oferecer às crianças oportunidades de se expressarem livremente. O Colégio Dom Bosco valoriza práticas que envolvem o emocional, o criativo e o pessoal, pois entendemos que formar indivíduos conscientes e confiantes começa com o autoconhecimento. Celebramos cada olhar sensível, cada traço espontâneo e cada descoberta feita por nossos alunos.
Entenda melhor a nossa proposta:
Entenda melhor a nossa proposta:
1. Qual o objetivo da atividade de autorretrato no período Integral?
Promover o autoconhecimento, estimular a autoestima e desenvolver habilidades artísticas e emocionais por meio da expressão individual.
2. A atividade é indicada para qual faixa etária?
A proposta foi adaptada para as crianças do período Integral, considerando seu estágio de desenvolvimento e suas capacidades de expressão.
3. Quem conduziu a atividade?
A Professora Flávia, com sua sensibilidade e experiência, foi a responsável por planejar e orientar a atividade com os alunos.
4. Como os pais podem reforçar esse tipo de atividade em casa?
Incentivando momentos de expressão criativa, como desenhos livres, conversas sobre sentimentos e brincadeiras que envolvam a identidade e o corpo.
Quer saber mais sobre como o Colégio Dom Bosco estimula o desenvolvimento integral dos alunos?

Esporte na Educação: conheça os benefícios da prática esportiva na escola
A prática esportiva na infância vai muito além da atividade física, ela é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e dos adolescentes. No Colégio Dom Bosco, o esporte é parte integrante da proposta pedagógica, além de promover saúde, disciplina, autoestima, socialização e melhor desempenho escolar. Conheça as modalidades oferecidas e os inúmeros benefícios para o crescimento dos alunos!

6º ano cria minidocumentário e aprende na prática sobre gêneros textuais!
Durante as aulas de Técnicas de Redação, os alunos do 6º ano participaram de uma atividade prática e criativa: a produção de um minidocumentário. O

Entrando no universo dos personagens: uma experiência lúdica no Infantil 5
As turmas do Infantil 5, orientadas pelas professoras Giseli e Daiane, participaram de uma atividade lúdica inspirada no cinema para explorar o universo dos personagens. A proposta envolveu toda a ambientação de uma sala de cinema, com direito a ingressos, fila, pipoca e muito aprendizado sobre regras, convivência e narrativa. A partir dessa vivência, serão trabalhadas preferências, construção de personagens, relação texto-imagem e sequência temporal dos fatos.

Aprendizado Lúdico: jogo da pontuação como ferramenta Educacional
A atividade “Jogo da Pontuação”, aplicada com turmas do 2º ano, teve como objetivo promover o uso correto dos sinais de pontuação de forma lúdica. Os alunos participaram de uma dinâmica interativa em grupo, desenvolvendo a compreensão dos sinais e melhorando a leitura com entonação apropriada.

Experiências Bilíngues que encantam e educam
O Programa Bilíngue proporciona experiências ricas e afetivas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional das crianças. Por meio de histórias clássicas, projetos interativos e estações de aprendizado, os alunos vivenciam o inglês de forma natural e prazerosa, respeitando seu ritmo individual.

HackLab Dom Bosco: laboratórios de experiências inovadoras na educação
O HackLab do Colégio Dom Bosco foi um evento marcante que transformou a escola em um verdadeiro laboratório de ideias, inovação e criatividade. Destinado aos alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano), o projeto destacou o protagonismo dos alunos e o envolvimento da comunidade escolar, reforçando o compromisso do Colégio Dom Bosco com uma educação transformadora e voltada para o futuro.