No Berçário do Colégio Dom Bosco, na zona norte de São Paulo, nossos bebês vivenciam suas primeiras interações fora do ambiente familiar, aprendem a explorar o mundo com segurança e começam a formar sua autonomia.
É aqui que eles começam a explorar o mundo ao seu redor com segurança e afeto, desenvolvendo habilidades essenciais como a comunicação, o movimento, a socialização e a autonomia. Cada estímulo, cada troca de olhar, cada conquista é valorizada como parte de um processo rico e significativo de crescimento.
Descobertas sensoriais e enriquecedoras no BI do Berçário
Nossos pequenos do BI vivenciaram várias brincadeiras e atividades que proporcionaram momentos de curiosidade e alegria. Eles manusearam fatias de laranja na água, pétalas de flores, ficaram admirados com sua própria foto colada no espelho e brincaram com as bonequinhas fixadas na parede.
A curiosidade foi estimulada quando retiraram os brinquedinhos colados na fita adesiva envolvida no bambolê, divertindo-se também ao puxar as tiras de papel do rolo.
Ao explorarem diferentes texturas, estimularam a percepção sensorial e a curiosidade. Identificar sua própria imagem no espelho incentivou o desenvolvimento da identidade. Ao brincarem de retirar os brinquedos do bambolê, exploraram a coordenação óculo-manual. Já ao puxarem as tiras de papel do rolo, estimularam o raciocínio, a força motora, o equilíbrio e a percepção visual por meio das cores.
Aproveite e confira em nosso Blog: Como incentivar uma alimentação saudável na infância!
Atividades lúdicas e motoras no BII do Berçário
Nossos pequenos do BI vivenciaram várias brincadeiras e atividades que proporcionaram momentos de curiosidade e alegria. Eles manusearam fatias de laranja na água, pétalas de flores, ficaram admirados com sua própria foto colada no espelho e brincaram com as bonequinhas fixadas na parede.
A curiosidade foi estimulada quando retiraram os brinquedinhos colados na fita adesiva envolvida no bambolê, divertindo-se também ao puxar as tiras de papel do rolo.
Ao explorarem diferentes texturas, estimularam a percepção sensorial e a curiosidade. Identificar sua própria imagem no espelho incentivou o desenvolvimento da identidade. Ao brincarem de retirar os brinquedos do bambolê, exploraram a coordenação óculo-manual. Já ao puxarem as tiras de papel do rolo, estimularam o raciocínio, a força motora, o equilíbrio e a percepção visual por meio das cores.
Aproveite e confira em nosso Blog: dicas infalíveis para ajudar o seu filho a sair das fraldas com sucesso
Música: sons, ritmos e emoções
Entre texturas, ritmos e sonoridades, exploramos muitas canções ao longo de março.
Com a canção “Pula peixe e sapo”, brincamos com os contrastes entre sons graves e agudos, grandes e pequenos, além de explorarmos os sons do corpo.
Inglês de Forma Divertida e Sensorial
Os nossos pequenos exploraram as cores yellow, red, blue e green – amarelo, vermelho, azul e verde – de um jeito muito divertido!
Brincamos com objetos coloridos, fizemos pinturas lindas e vivenciamos experiências sensoriais incríveis!
Cada atividade foi pensada com muito carinho para estimular a curiosidade e o desenvolvimento dos nossos bebês, promovendo momentos de aprendizado e muita alegria!
Confira ainda em nosso Blog: por que o Dom Bosco é referência no ensino há 30 anos
Você quer oferecer ao seu bebê um ambiente acolhedor, seguro e repleto de descobertas? Agende uma visita ao nosso Berçário e venha conhecer de perto o carinho, a dedicação e as atividades encantadoras que fazem parte do nosso dia a dia. Esperamos por você!

8º Ano Entrevista o Terceirão Sobre o Tradicional Senior Prank
A curiosidade natural dos alunos do 8º ano sobre o famoso Trote do Terceirão, conhecido como “Senior Prank”, serviu como gatilho para uma atividade interativa

Experiência Científica com Vela e Água
Os estudantes do 5º ano do Colégio Dom Bosco participaram de uma aula prática no laboratório, realizando a experiência da vela e da água. A atividade permitiu compreender, de forma divertida e interativa, conceitos importantes sobre o comportamento do ar, pressão atmosférica e a ocupação de espaço entre corpos diferentes.

Uma Viagem Nutritiva no Colégio Dom Bosco
Os alunos do Infantil 5, das sedes Horto e IESI do Colégio Dom Bosco, participaram de uma atividade especial que uniu aprendizado, nutrição e cultura. Com o apoio das professoras e da equipe de nutrição, a proposta incentivou o consumo de frutas típicas brasileiras de forma divertida e educativa.

Alimentação Infantil: aprender com caça ao tesouro
Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano participaram de uma animada Caça ao Tesouro Nutritiva organizada pela equipe de Nutrição. A atividade teve como objetivo incentivar hábitos alimentares saudáveis e reduzir o receio por verduras, tudo de forma lúdica e interativa.

Jogos na Educação Infantil: técnicas para estimular o aprendizado
Os jogos são ferramentas poderosas no processo de aprendizagem infantil. Ao estimular a curiosidade, criatividade e raciocínio lógico, eles tornam o aprendizado mais prazeroso e eficaz. Este artigo explora os benefícios pedagógicos dos jogos, com destaque para a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental.

Afeto na Educação Infantil: como incentivar de forma eficiente
Na Educação Infantil, atitudes de carinho, afeto e incentivo são essenciais para a formação emocional das crianças. A “Dinâmica do Carinho” realizada com as turmas do Infantil 4 e 5 do Integral promoveu integração, respeito mútuo e valores essenciais para uma convivência harmoniosa e acolhedora.