Por que a Educação Socioemocional é tão importante nas escolas?

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Vivemos em uma sociedade marcada por um ritmo acelerado, repleta de estímulos e exigências emocionais que afetam não apenas os adultos, mas também as crianças. Elas são reflexo desse cotidiano agitado, e muitas vezes expressam em seu comportamento as tensões e desafios que absorvem do ambiente ao seu redor.
Nesse contexto, as escolas têm um papel fundamental: estar atentas às necessidades emocionais dos alunos e criar espaços seguros de escuta, acolhimento e desenvolvimento.
A educação socioemocional permite que os alunos reconheçam e compreendam seus sentimentos, desenvolvendo habilidades como empatia, autoconhecimento, criatividade e pensamento crítico, competências indispensáveis para a vida em sociedade.
No Colégio Dom Bosco, essas habilidades são desenvolvidas de forma estruturada com o Programa LIV – Laboratório Inteligência de Vida, presente do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais).

O que é Educação Socioemocional?

Compreender e gerenciar as próprias emoções, estabelecer relações saudáveis, desenvolver empatia, tomar decisões responsáveis e lidar de forma construtiva com os desafios do dia a dia são habilidades fundamentais para a formação integral do ser humano.

A educação socioemocional estimula competências como:
Compreensão e regulação das próprias emoções;

Empatia e construção de relações saudáveis;

Tomada de decisões responsáveis;

Resolução de conflitos.

A educação socioemocional impacta todas as áreas da vida. Por meio dela, a sociedade avança de forma mais inclusiva, atenta às nuances do comportamento humano e às complexidades das relações, seja no ambiente familiar, escolar, profissional ou social.

Por isso, é fundamental que as escolas incluam a educação socioemocional em sua grade curricular, reconhecendo seu papel essencial na formação de indivíduos mais equilibrados, empáticos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.

Da educação tradicional à formação integral

Durante muito tempo, a escola priorizou conteúdos técnicos como Matemática, Português e História. Hoje, o cenário é outro: o mundo demanda habilidades humanas complementares.
A educação socioemocional surge como um processo de ensino e aprendizagem que valoriza o desenvolvimento de competências como empatia, autoconhecimento, criatividade, pensamento crítico e resolução de conflitos.

Mais do que um complemento ao ensino tradicional, ela é uma dimensão essencial da formação humana, contribuindo para o bem-estar individual e para a construção de relações mais saudáveis dentro e fora da escola.
Reconhecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação socioemocional coloca em evidência que saber lidar com as próprias emoções e com as dos outros é tão importante quanto dominar conteúdos acadêmicos. Ela prepara os estudantes para uma atuação mais consciente, colaborativa e transformadora na sociedade.
No Colégio Dom Bosco, acreditamos que a formação integral dos nossos estudantes vai além do domínio dos conteúdos acadêmicos. Por isso, adotamos o projeto Laboratório Inteligência de Vida (LIV), que está presente em nosso Colégio desde o Ensino Fundamental Anos Iniciais (2º ao 5º ano) até os Anos Finais (6º ao 9º ano).


O LIV promove o desenvolvimento da educação socioemocional de forma estruturada e envolvente, fortalecendo habilidades essenciais para a vida, como empatia, autoconhecimento, escuta ativa, colaboração e tomada de decisão consciente.

Educação Socioemocional com o Programa LIV

O Programa LIV é referência na promoção da educação socioemocional no ambiente escolar. Presente em centenas de instituições, já impacta mais de meio milhão de alunos, oferecendo um espaço estruturado de escuta, diálogo e desenvolvimento emocional.

Por que a educação socioemocional é tão importante?

Dados alarmantes mostram a urgência desse tema:


43% foi o aumento no suicídio entre adolescentes (2000 a 2015).

16% das doenças entre jovens de 10 a 19 anos estão ligadas à saúde mental.

53% dos afastamentos de professores são por causas emocionais.

41% dos jovens consideram essencial o apoio psicológico nas escolas.

Mais do que um complemento ao currículo, a educação socioemocional é parte fundamental da formação humana, preparando os alunos para lidar com as emoções, construir relações saudáveis e agir com responsabilidade na vida em sociedade.

Como o LIV atua?

O programa envolve toda a comunidade escolar: alunos, famílias e educadores por meio de projetos, histórias, músicas, jogos e personagens que promovem o desenvolvimento emocional desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

Educação Infantil (3 a 5 anos)
As crianças começam a reconhecer e nomear emoções básicas, como alegria, medo, tristeza e raiva, por meio de personagens cativantes:
Juno (3 anos): um filhote de guaxinim curioso;

Lupe (4 anos): um lobo aventureiro que aprende a nomear sentimentos;

Mel (5 anos): uma ovelha que ensina sobre diferentes reações emocionais.

1º ao 3º ano
Baseado na teoria da Inteligência Emocional de Daniel Goleman, o LIV trabalha com histórias que estimulam:
Autoconhecimento (Tomás, 1º ano);

Empatia (Geraldo, 2º ano);

Relacionamento saudável (Fernanda, 3º ano).

4º e 5º ano
Os alunos embarcam em aventuras intergalácticas gamificadas que incentivam protagonismo e colaboração:
4º ano: Jogo GAIA e projeto “O mundo em mim” estimulam a descoberta de outras culturas e empatia.

5º ano: Jogo L.I.G.A e projeto “Crianças agindo no mundo” promovem ações com impacto social.

6º ao 9º ano
Séries audiovisuais, debates e projetos conectam os adolescentes aos desafios reais da fase:
6º ano – “Vambora!” / Supernova: relações, amizade e preconceito;

7º ano – “Solte sua voz” / Recuperação: expressão, comunicação e identidade;

8º ano – “Que história é essa?” / Anexo 11: escuta ativa, empatia e construção de trajetórias;

9º ano – “Deu match” / Elos: escolhas conscientes no uso da tecnologia e nas relações pessoais.

Muito além da sala de aula


O LIV entende que a educação socioemocional deve estar presente em toda a comunidade escolar. Ao desenvolver inteligência emocional desde cedo, os estudantes tornam-se mais preparados para enfrentar desafios, construir relações sólidas e transformar positivamente os espaços que ocupam, dentro e fora da escola.

Principais Dúvidas:

  1. A educação socioemocional substitui disciplinas tradicionais?
    Não. Ela complementa o currículo tradicional, fortalecendo o desenvolvimento humano.
  2. A partir de que idade a criança pode desenvolver essas habilidades?
    Desde a Educação Infantil. Quanto mais cedo, melhor o desenvolvimento emocional.
  3. Quais resultados são esperados com esse tipo de educação?
    Melhor relacionamento interpessoal, mais empatia, resolução de conflitos e tomada de decisão consciente.
  4. O projeto LIV está presente no Colégio Dom Bosco?
    Sim. O programa faz parte da rotina escolar do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (do 2º ao 5º ano) e Anos Finais (do 6º ao 9º ano), promovendo o desenvolvimento socioemocional de forma estruturada e contínua.

Quer que seu filho cresça em um ambiente que valoriza o conhecimento, mas também prepara para os desafios da vida?

Escolha o Colégio Dom Bosco: aqui, educamos com o coração e com propósito.

 Fale conosco e conheça de perto o nosso projeto de desenvolvimento integral!