Projeto Valores: como crianças aprendem com respeito e cooperação

Acontece

O valor de conviver bem desde a infância

Neste bimestre, o “Projeto Valores” trouxe para as turmas o tema “Eu e o Outro: Conhecendo a Mim e ao Meu Amigo”. A proposta envolveu os alunos em atividades significativas que promovem empatia, respeito, cooperação e o fortalecimento de vínculos positivos.

Desenvolver o sentido de comunidade

O principal objetivo foi estimular as crianças a se colocarem no lugar do outro, a entender diferentes emoções e a construir relações baseadas em carinho, acolhimento e amizade. Acreditamos que esses valores são essenciais para uma convivência harmoniosa e para a formação cidadã.

Metodologias utilizadas: aprender com emoção e interatividade

Entre as atividades promovidas estiveram:

  • Rodas de conversa, com reflexões sobre sentimentos e atitudes.
  • Contação de histórias, que encantam e despertam o senso de empatia.
  • Dramatizações e brincadeiras, com foco no trabalho em equipe.

Ensinar com leveza e afeto

Para aprofundar o autoconhecimento e fortalecer os laços entre os alunos, destacamos:

  • Identificação de semelhanças entre os colegas, criando um senso de pertencimento.
  • Teia da amizade, incentivando a integração e acolhimento.
  • Prática do elogio, como forma de valorização pessoal e do outro.

Resultados e impacto no cotidiano escolar

Pequenos gestos de gentileza, respeito e partilha têm transformado a rotina das turmas. As atividades reforçam a convivência saudável e a construção de uma comunidade escolar mais empática e colaborativa.

Conclusão: valores que formam para a vida toda

Ao vivenciarem valores de forma lúdica e significativa, as crianças se preparam melhor para os desafios sociais do futuro. Aprender a conviver, afinal, é um dos maiores presentes que a educação pode oferecer.

Acreditamos que valores como empatia, respeito e amizade se aprendem com o coração e na prática. Continue acompanhando nossas ações pedagógicas e descubra como, juntos, podemos formar cidadãos mais conscientes e afetivos.

WhatsApp

Nos acompanhe nas nossas Mídias Sociais:

Uma visão de cima mostra um grupo de estudantes sentados no chão de uma sala de aula clara e bem iluminada. Eles estão cercados por uma grande quantidade de embalagens de doces coloridas, espalhadas pelo chão. Os estudantes parecem estar envolvidos em alguma atividade relacionada aos doces.

Campanha Páscoa Solidária 2025: Colégio Dom Bosco doa mais de 4 mil chocolates a instituições

A Campanha Páscoa Solidária 2025, promovida pelo Colégio Dom Bosco, emocionou ao mobilizar a comunidade escolar em uma corrente de solidariedade que arrecadou mais de 4 mil itens de chocolate. Estudantes, professores, pais e colaboradores uniram forças para levar doçura, carinho e esperança a diversas instituições sociais. Este gesto coletivo reforça o compromisso da escola com a formação humana e cidadã, valorizando atitudes que impactam positivamente a sociedade.

Read More »
Duas crianças se divertem na cozinha enquanto preparam uma refeição saudável. Uma segura duas maçãs nos olhos como se fossem óculos, e a outra sorri segurando uma maçã e uma concha de cozinha. Em cima da mesa há frutas, salada, suco, queijo e utensílios de cozinha.

Seletividade Alimentar: como incentivar uma alimentação saudável na infância!

O texto aborda os desafios comuns enfrentados por pais e educadores ao promover hábitos alimentares saudáveis em crianças, especialmente no que diz respeito à seletividade alimentar. A nutricionista Mariana Gori, do Colégio Dom Bosco, oferece dicas e estratégias para lidar com a recusa de alimentos, a importância da alimentação saudável na infância e como tornar a hora da refeição um momento prazeroso.

Read More »
Bebê sorridente sentada em um penico lilás, vestindo roupa rosa e segurando um rolo de papel higiênico, com outros rolos empilhados ao lado, em um ambiente claro e minimalista.

Desfralde sem trauma: dicas infalíveis para ajudar o seu filho a sair das fraldas com sucesso

O desfralde é um marco importante no desenvolvimento da criança e deve ser conduzido com paciência e acolhimento. O processo geralmente ocorre entre 2 e 3 anos, mas cada criança tem seu próprio ritmo. Observar sinais como incômodo com a fralda suja e interesse pelo banheiro ajuda a identificar o momento ideal. A parceria entre família e escola é fundamental para uma transição tranquila. Além disso, é essencial evitar broncas e punições, optando por incentivo positivo. Com as estratégias certas, o desfralde pode ser uma experiência leve e natural para todos.

Read More »
Grupo de alunos do 6º ano manuseia diferentes rochas em sala de aula.

Aula prática sobre rochas magmáticas encanta alunos

Durante uma aula prática de Ciências, os alunos do 6º ano mergulharam no fascinante universo das rochas magmáticas. Com o auxílio da Professora, manusearam amostras reais como basalto e granito, aprendendo de forma lúdica e direta sobre a formação e importância dessas rochas na crosta terrestre. A atividade despertou a curiosidade da turma e transformou o conteúdo teórico em uma experiência concreta e memorável.

Read More »