Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma aula prática de Química conduzida pelo Professor Iago, que conectou teoria e realidade de forma
concreta e envolvente. A atividade teve como foco o estudo das funções orgânicas oxigenadas, tema central da Química Orgânica, por meio da observação direta de reações entre álcoois e cetonas em ambiente laboratorial.
Aproveite e confira em nosso Blog: 6º ano cria minidocumentário e aprende na prática sobre gêneros textuais!
Durante a prática, os alunos puderam ver de perto como diferentes substâncias interagem e se transformam, com mudanças visuais marcantes, como alteração de cor e formação de precipitados. Foram utilizados materiais acessíveis e seguros, um indicador natural de pH, que despertou curiosidade e surpresa pela variedade de cores reveladas.
Mais do que apenas executar procedimentos, os estudantes foram incentivados a interpretar os fenômenos observados, relacionando-os à estrutura química dos compostos. Esse contato direto com os experimentos amplia a compreensão conceitual e desenvolve habilidades importantes, como o raciocínio científico, a curiosidade investigativa e o trabalho colaborativo.
Além do conteúdo técnico, a aula do Professor Iago trouxe à tona discussões sobre temas atuais e relevantes, como o uso do etanol como biocombustível, os cuidados no descarte de solventes e a presença de compostos químicos em produtos do cotidiano. Esses tópicos ajudam os alunos a compreender a Química como uma ciência presente em diversos contextos da vida, com impactos ambientais, sociais e econômicos.
Leia também: HackLab Dom Bosco
Ao final da atividade, cada grupo elaborou um relato científico, registrando os experimentos realizados, os resultados obtidos e os aprendizados construídos ao longo da prática. Esse momento de sistematização fortalece a capacidade de comunicação científica e consolida os conhecimentos adquiridos.
O que aprendemos com essa experiência
A experiência foi enriquecedora ao mostrar a Química como uma ciência viva, presente no cotidiano e essencial para compreender o mundo. Com temas atuais como sustentabilidade e aplicações reais da Química, os alunos desenvolveram uma visão crítica e integrada do conhecimento.

Cápsula do Tempo: um marco de reflexão, propósito e futuro no 9º ano
No 9º ano, trabalhamos com o material LIV, o projeto “Deu match” e a série “Elos”, abordando as relações dos alunos com a tecnologia e

Projeto Explorador dos Sabores
Nesta semana, realizamos com muita alegria a entrega da Medalha do Explorador dos Sabores! Esse projeto acontece anualmente com o objetivo de incentivar bons hábitos

Educando com Sabor: Crianças Aprendem Sobre Alimentação Saudável na Prática
Neste mês, a equipe de Nutrição realizou uma atividade especial com os alunos sobre alimentação saudável! As crianças prepararam um patê de frango caseiro, mostrando

Quando a Química Ganha Cor: Experiências que Transformam o Aprendizado
Sob a supervisão do professor Vitor Partite, as turmas do 9º ano realizaram uma prática de laboratório colorida e muito dinâmica. Utilizando extrato de repolho

Projeto “Turminha Econômica” Aprendendo sobre escolhas, cuidado e valor
Neste semestre, a turminha do Integral da Sede Horto embarcou em uma jornada repleta de descobertas e aprendizados com o projeto de Educação Financeira, um

Berçário: um espaço de descobertas, afeto e desenvolvimento integral
O Berçário Prime Dom Bosco, localizadao na zona norte de São Paulo, é um espaço repleto de descobertas, onde cada conquista representa um grande avanço



