Na aula de História sobre a Revolução Russa, o professor Leonardo optou por uma abordagem metodológica diferenciada, com o objetivo de tornar o aprendizado mais leve, envolvente e significativo para os estudantes.
Para isso, criou o personagem “Boris”, um professor russo caricato, caracterizado com uma barba grisalha postiça e uma ushanka (típico chapéu russo). A presença do personagem foi anunciada previamente como “a visita de um professor diferente”, despertando a curiosidade e a expectativa dos alunos antes mesmo do início da aula.
Aproveite e leia em nosso Blog: Como lidar com a transição do Ensino Infantil para o Fundamental
A proposta teve como principal finalidade romper com a ideia de que a Revolução Russa é um conteúdo excessivamente denso ou difícil. Ao trazer uma abordagem lúdica, sem perder a seriedade e o rigor histórico, o professor Leonardo conseguiu aproximar os estudantes do tema de forma criativa e eficaz.
Durante a aula, o uso do recurso cênico possibilitou:
- Maior engajamento: os estudantes participaram ativamente, atentos à narrativa e às explicações do personagem;
- Fixação do conteúdo: a encenação tornou o aprendizado mais marcante, associando os fatos históricos a uma experiência divertida e memorável;
- Ambiente positivo: o riso, a surpresa e o envolvimento coletivo criaram uma atmosfera acolhedora e propícia ao aprendizado.
Ao final, ficou evidente que os estudantes não apenas compreenderam os conceitos centrais da Revolução Russa, como também demonstraram entusiasmo em discutir os acontecimentos e relacioná-los a contextos atuais.
Confira em nosso Blog: Como lidar com a ansiedade dos seus filhos em período de prova
Essa experiência reforça o valor de metodologias criativas e interativas, que tornam o aprendizado mais significativo. Afinal, quando a aula desperta emoções, curiosidade e reflexão, o conhecimento vai além da memorização: ele se transforma em parte da formação crítica e cidadã de nossos alunos.
Gostou dessa metodologia criativa? Venha fazer parte do Colégio Dom Bosco e viva experiências de aprendizado únicas e transformadoras!
Nos acompanhe nas nossas Mídias Sociais:

Cápsula do Tempo: um marco de reflexão, propósito e futuro no 9º ano
No 9º ano, trabalhamos com o material LIV, o projeto “Deu match” e a série “Elos”, abordando as relações dos alunos com a tecnologia e

Projeto Explorador dos Sabores
Nesta semana, realizamos com muita alegria a entrega da Medalha do Explorador dos Sabores! Esse projeto acontece anualmente com o objetivo de incentivar bons hábitos

Educando com Sabor: Crianças Aprendem Sobre Alimentação Saudável na Prática
Neste mês, a equipe de Nutrição realizou uma atividade especial com os alunos sobre alimentação saudável! As crianças prepararam um patê de frango caseiro, mostrando

Quando a Química Ganha Cor: Experiências que Transformam o Aprendizado
Sob a supervisão do professor Vitor Partite, as turmas do 9º ano realizaram uma prática de laboratório colorida e muito dinâmica. Utilizando extrato de repolho

Projeto “Turminha Econômica” Aprendendo sobre escolhas, cuidado e valor
Neste semestre, a turminha do Integral da Sede Horto embarcou em uma jornada repleta de descobertas e aprendizados com o projeto de Educação Financeira, um

Berçário: um espaço de descobertas, afeto e desenvolvimento integral
O Berçário Prime Dom Bosco, localizadao na zona norte de São Paulo, é um espaço repleto de descobertas, onde cada conquista representa um grande avanço









