Em março, os bebês participaram com muito entusiasmo das atividades propostas e das datas comemorativas. Brincaram com vários tamanhos de bolas, encaixaram os prendedores no painel dos corações, carimbaram as mãozinhas, arremessaram as bolinhas na boca do palhaço.
Brincaram com o aquário cheio de peixinhos dentro do garrafão de água, manusearam as luvas cheias d’água, colaram folhas secas na figura da árvore, encaixaram bolinhas coloridas no varal dos baldinhos, os ovinhos na forma de silicone. Brincaram de abrir e fechar as tampinhas da caixa de rosquear, alimentaram o coelhinho com a cenoura.
Abriram e fecharam potes plásticos, brincaram com tampinhas coloridas da garrafa pet, exploraram os espaguetes de espuma, brincaram com o pano encantado ao som da música “O Pano Encantado” de Lu Chamusca, colaram e descolaram bolinhas, fizeram uma torre de copos e depois derrubaram, pegaram argolas na farinha de trigo, exploraram o tapete sensorial, descolaram o palito de sorvete do recipiente, puxaram as fitas de cetim que estavam na parede, se divertiram com a caixa de objetos e brincaram com o cavalinho upa upa.
As atividades estimuladas desenvolveram a percepções tátil, visual, óculo-manual, auditiva, rítmica, coordenação motora fina, orientação espacial, linguagem, concentração, criatividade, corres, imaginação, autonomia, atenção e lateralidade.
Na rotina do Berçário, além das atividades exploradas, os projetos pedagógicos agregam muito valor ao processo de desenvolvimento dos bebês por meio de estímulos e atividades diversificadas.
As atividades e brincadeiras que serão realizadas, ao longo do semestre, fazem parte do Projeto “Eu e minhas descobertas”, que teve início no mês de fevereiro e visa favorecer o desenvolvimento de diversas habilidades das crianças.
Todas as propostas foram elaboradas para proporcionar diferentes experiências, sensações e novas descobertas às crianças, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, memória, criatividade, imaginação e concentração.
Nos acompanhe nas nossas Mídias Sociais:

Benefícios do Bilinguismo na Infância: desenvolvendo mentes brilhantes com um segundo idioma
O bilinguismo infantil é muito mais do que falar duas línguas. Ele está associado a diversos benefícios cognitivos, sociais e acadêmicos que acompanham a criança

Campanha Páscoa Solidária 2025: Colégio Dom Bosco doa mais de 4 mil chocolates a instituições
A Campanha Páscoa Solidária 2025, promovida pelo Colégio Dom Bosco, emocionou ao mobilizar a comunidade escolar em uma corrente de solidariedade que arrecadou mais de 4 mil itens de chocolate. Estudantes, professores, pais e colaboradores uniram forças para levar doçura, carinho e esperança a diversas instituições sociais. Este gesto coletivo reforça o compromisso da escola com a formação humana e cidadã, valorizando atitudes que impactam positivamente a sociedade.

Descobertas e emoções no Berçário do Colégio Dom Bosco: um mundo de aprendizado
Em março, os bebês do Berçário BI e BII participaram de atividades que estimularam todos os sentidos, promovendo o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional. De brincadeiras com texturas às primeiras palavras em inglês, cada momento foi planejado com carinho para incentivar a descoberta e o crescimento.

Seletividade Alimentar: como incentivar uma alimentação saudável na infância!
O texto aborda os desafios comuns enfrentados por pais e educadores ao promover hábitos alimentares saudáveis em crianças, especialmente no que diz respeito à seletividade alimentar. A nutricionista Mariana Gori, do Colégio Dom Bosco, oferece dicas e estratégias para lidar com a recusa de alimentos, a importância da alimentação saudável na infância e como tornar a hora da refeição um momento prazeroso.

Desfralde sem trauma: dicas infalíveis para ajudar o seu filho a sair das fraldas com sucesso
O desfralde é um marco importante no desenvolvimento da criança e deve ser conduzido com paciência e acolhimento. O processo geralmente ocorre entre 2 e 3 anos, mas cada criança tem seu próprio ritmo. Observar sinais como incômodo com a fralda suja e interesse pelo banheiro ajuda a identificar o momento ideal. A parceria entre família e escola é fundamental para uma transição tranquila. Além disso, é essencial evitar broncas e punições, optando por incentivo positivo. Com as estratégias certas, o desfralde pode ser uma experiência leve e natural para todos.

Aula prática sobre rochas magmáticas encanta alunos
Durante uma aula prática de Ciências, os alunos do 6º ano mergulharam no fascinante universo das rochas magmáticas. Com o auxílio da Professora, manusearam amostras reais como basalto e granito, aprendendo de forma lúdica e direta sobre a formação e importância dessas rochas na crosta terrestre. A atividade despertou a curiosidade da turma e transformou o conteúdo teórico em uma experiência concreta e memorável.