A Atividade com Argila: Construindo uma Aldeia Indígena
Como parte dos estudos sobre as tribos indígenas, suas culturas e formas de organização arquitetônica, os alunos do 4º ano colocaram a mão na massa — ou melhor, na argila!
Cada criança confeccionou pequenas casas que, reunidas, formaram uma maquete representando uma aldeia indígena. Essa prática aproximou os estudantes dos costumes e da vida em comunidade dos povos originários, trazendo um aprendizado concreto e cheio de significado.
Aprendizado Cultural e Patrimônio Indígena
A atividade foi muito além da arte: ela serviu para aprofundar os conhecimentos sobre o patrimônio cultural e arquitetônico dos povos indígenas.
Os alunos puderam compreender melhor a organização social e espacial das aldeias, reforçando a importância de valorizar e respeitar a diversidade cultural do Brasil.
Benefícios da Experiência com Argila
Além do conteúdo cultural, a construção da maquete trouxe ganhos importantes para o desenvolvimento dos alunos. Entre eles:
- ✨ Criatividade – incentivo à imaginação na construção das casas.
- 🧩 Coordenação motora – manipulação da argila de forma precisa.
- 🎯 Concentração – foco durante todo o processo de modelagem.
- 🤝 Senso de cooperação – trabalho em grupo para alcançar um objetivo comum.
- 🎨 Expressão artística e sensorial – contato direto com a argila, explorando texturas e formas.
Mais do que uma Maquete, um Legado de Respeito
O trabalho com a maquete de aldeia indígena não se limitou à prática manual. Ele representou um mergulho na cultura dos povos originários, despertando respeito, curiosidade e consciência cultural.
Foi uma oportunidade de mostrar que a educação pode ser prática, divertida e transformadora, aproximando os alunos das nossas raízes históricas e culturais.
📰Aproveite e confira em nosso Blog:
Acolher e Respeitar como o Liv ensina crianças a praticar empatia e convivência
Aprendizado lúdico: jogo da pontuação como ferramenta Educacional
Trajeto e percursos em ação: aprendizagem com atividades lúdicas
Continue acompanhando nossas atividades e descubra como o aprendizado pode se transformar em experiências criativas, culturais e inesquecíveis!
Nos acompanhe nas nossas Mídias Sociais:

Cápsula do Tempo: um marco de reflexão, propósito e futuro no 9º ano
No 9º ano, trabalhamos com o material LIV, o projeto “Deu match” e a série “Elos”, abordando as relações dos alunos com a tecnologia e

Projeto Explorador dos Sabores
Nesta semana, realizamos com muita alegria a entrega da Medalha do Explorador dos Sabores! Esse projeto acontece anualmente com o objetivo de incentivar bons hábitos

Educando com Sabor: Crianças Aprendem Sobre Alimentação Saudável na Prática
Neste mês, a equipe de Nutrição realizou uma atividade especial com os alunos sobre alimentação saudável! As crianças prepararam um patê de frango caseiro, mostrando

Quando a Química Ganha Cor: Experiências que Transformam o Aprendizado
Sob a supervisão do professor Vitor Partite, as turmas do 9º ano realizaram uma prática de laboratório colorida e muito dinâmica. Utilizando extrato de repolho

Projeto “Turminha Econômica” Aprendendo sobre escolhas, cuidado e valor
Neste semestre, a turminha do Integral da Sede Horto embarcou em uma jornada repleta de descobertas e aprendizados com o projeto de Educação Financeira, um

Berçário: um espaço de descobertas, afeto e desenvolvimento integral
O Berçário Prime Dom Bosco, localizadao na zona norte de São Paulo, é um espaço repleto de descobertas, onde cada conquista representa um grande avanço





